Traição - Trair?

Este é um assunto delicado, porque não se pode falar de traição com apenas um ponto de vista único. Exstem muitos tipos de coisas a se levar em conta diante de uma traição: Família, filhos, lar, mudanças, então cada caso é um caso. Irei comentar sobre traição, se tratando de um casal de namorados. Um caso típico, mais simples de tomar decisões à respeito.

O grande vilão da traição, é a falta de diálogo. Na verdade como eu comento em outras postagens, o diálogo é o alicerce de todo relacionamento.
Para se chegar no ponto de traição, existe apenas dois fatores base para que isso tenha acontecido: Falta de maturidade do traidor e/ou falta de diálogo entre o casal.




Uma pessoa não satisfeita na relação, tem a obrigação de conversar com o outro e expor os problemas relativos, não fazendo isso, ela mostra o quão despreparada estava para se relacionar. Se ela não tem consciência de que o diálogo precisa existir, ela é imatura.


Mais sobre Diálogo: Rotina Destruidora do Casal

Quando sofremos uma traição, uma perda, ficamos ainda mais ligado ao outro, embora exista uma "raiva" inicial bem grande. As pessoas costumam reagir de maneira diferente, em geral as formas mais comuns de se reagir são: Tristeza e auto-piedade, onde o traído se deprime e procura implorar pelo outro para que não haja perda, e a fúria, onde o traído não perdoa e "odeia" o traidor por muito tempo ou jamais. O que acontece, é que cada pessoa possui uma personalidade diferente, então cada conselho seria diferente dependendo da situação, da pessoa traída e do traidor.

Levaremos em consideração alguns fatores gerais:
Alguns casais, não têm o costume de brigar, não costumam entrar em conflitos e se completam em muitos aspectos. Algumas vezes devido a idade e o meio em que um deles frequentam, ele pode vir a trair seu parceiro, que no final das contas era seu melhor amigo. O meio é um fator muito grande para que um relacionamento se rompa. Coisas novas, amigos novos, muitos deles solteiros que inundam a cabeça do outro com idéias diferentes para que ele venha a cometer uma traição. Se esta pessoa tiver a mente fraca e for influenciável, é provável que cometa uma traição. Uma nova roda de amigos, experiências não antes vividas e desejadas, pode mostrar outro horizonte ao parceiro, fazendo com que ele ache que seu namoro estava ruim. Neste ponto o diálogo, é quem deve entrar em cena, antes que a traição seja cometida.
Casais que brigam constantemente, irão facilmente encontrar outra pessoa que supra as necessidades de felicidade que as brigas deixam. Casais que se desentendem com frequência, que não costumam aceitar as diferenças, ceder e entender o outro, não terão um futuro como casal seguro. Mesmo que os dois se gostem sempre no final, irão cair nas mesmas brigas e estarão levando a relação para um buraco sem fim, construída numa casa de cartas que é sempre reconstruída, e cai com uma simples brisa.



O que Faz a Traição Numa Pessoa?

Trair é mentir, enganar. É quebrar a confiança que o outro depositou em você; é colocar em dúvida para sempre sua palavra, é deixar de ser uma pessoa confiável, é ferir os sentimentos de quem o ama, é deixar como garantia o amor que lhe é depositado, é ser covarde. Quando um dos dois não está satisfeito, é bom que pense antes de trair. Trair é bem como destruír. Pergunte a um traidor se ele gostaria de ser traído? A Traição deixa marcas. Algumas dessas marcas são irreparáveis, se o casal vier a se reconciliar. Em geral, as marcas da traição nunca são esquecidas. Poucas pessoas sabem como perdoar de verdade, algumas desculpam, mas carregarão para sempre aquela sombra de que algo jamais deveria ter acontecido.
Se divertir traindo, é sinal de falta de consideração com a pessoa amada (ou não amada).
Depois que uma traição é cometida, ela irá deixar marcas no futuro que mancharão a honra e lealdade do traidor. O traidor precisa entender que existem muitas outras formas de se divertir e manter seu caráter. De não enganar o outro e ser claro com ele, mesmo que isso doa, se sua relação não vai bem e pode caminhar para uma traição. Num namoro, é melhor uma separação antes que ela ocorra ou um diálogo muito forte para que se mantenha o vínculo de amizade entre ambos e a confiança, para que o caráter da pessoa seja mantido, mesmo que eles se separem no futuro. Temos poucas coisas no mundo que nos acompanharão, caráter é uma delas.

Quem nos ama, quer o melhor pra nós. Quer que sejamos grandes, fortes e que possamos ter tudo o que sempre sonhamos, trabalhando junto pra que aquilo aconteça. Esta pessoa, faz parte de nós, é um pedaço de nós. Trair este alguém, é trair a nós mesmos.