Photoshop - Beleza Perfeita não Existe

Modelo - Antes e Depois
Olhando uma capa de revista, você se depara com as celebridades. Você acha que é apenas maquiagem, e se sente tão horrível, pensando em como os atores de Hollywood, estrelas da TV são perfeitas. O que muitas vezes você não sabe, é que existem programas no computador, capazes de transformar aquela sua fotografia "horrível", em uma Angelina Jolie ou Brad Pitt da vida.
Você pode ter ouvido falar em Photoshop, mas muitas vezes não tem idéia do que ele (e outros programas similares) são capazes de fazer em uma fotografia. Você pode simplesmente perder vinte quilos e todas as suas rugas, além de ganhar cor de olhos diferentes, uma testa menor, nariz simétrico etc etc... Porém o pior de tudo, é que alguns estudiosos acreditam que esse tipo de modificação nas imagens, podem ser prejudiciais para nossa mente e auto-estima de certa forma.

Vivemos num mundo onde o padrão de beleza é rígido, e com a tecnologia, é possível se chegar a um nível de perfeição ainda maior do que apenas maquiagens e cirurgias plásticas. As conhecidas Cirurgias Virtuais.

Artigo Relacionado: Sou Exigente Demais Por isso Estou Sozinho

Photoshop Está em Todo Lugar

Você sabia que tudo o que está na mídia hoje em dia, toda foto de celebridade passa por um tratamento de imagem como esse? Capas de Revista, ensaios da Playboy, cada poster de cinema, enfim praticamente tudo o que precisa "ser bonito". O pior de tudo, é que nada disso faz bem, porque nossos olhos começam a se acostumar com um tipo de beleza que simplesmente não existe. Um mundo surreal onde todas as pessoas são perfeitas.

Um adolescente pode facilmente se deprimir. Você é jovem e quer ser bonito, quer ser aceito, porém, para ser bonito nos padrões de hoje, é simplesmente impossível. Além do peso que uma modelo por exemplo precisa perder para desfilar, as fotos que você verá dela em uma campanha publicitária, ou na caixinha de tintura, são falsas. Ela provavelmente estará mais magra do que o normal, mais linda do que sua maquiagem completa pode deixar. Ela não terá nenhuma pinta, absolutamente perfeita. Isso tudo, aumenta o padrão de exigência de beleza dos jovens, e diminui a chance de alguém alcançá-lo.

Todas as Pessoas São Normais e Têm Defeitos

Mesmo que seja mais fácil hoje em dia, ter uma modelo que nem precise ser tão linda assim, para que vire capa de uma campanha publicitária, ela será fatalmente clicada por fotógrafos sensacionalistas, e terá sua foto real publicada por aí na internet ou revistas de fofoca. O Problema é que você não vai achar que ela é normal, e sim, que ela está muito acabada ou em péssima forma, se comparar a uma foto daquelas produzidas por aí. Isso é ruim para a auto-estima do famoso, e pior ainda pra seu consciente, que está se enganando e acreditando que aquele tipo de beleza realmente existe.

Procure se conformar com o mundo, procure entender que, aquela modelo no "mostruário", não existe. Tente explicar para seus amigos como funciona o mundo real, tente fazer com que as pessoas à sua volta entendam que as pessoas perfeitas que elas vêem todos os dias, não existem. E que precisamos ser mais tolerantes com a beleza, e que se você der sua fotografia pra alguém que entende um pouco de programas como Photoshop,  verá que tudo isso não passa de uma ilusão, porque estará perfeita.



Escrevi este artigo porque costumo modificar fotos de amigos, fazer maquiagens virtuais quando me pedem, e você nota o espanto de todos eles, quando percebem que são enganados o tempo todo, em todas as esquinas e cantos da mídia.



Beleza Perfeita Não Existe - Parte 2 (Entrevista com Designer Gráfico que trabalha com photoshop + videos)