Porquê Nunca Esconder Nada do Outro na Relação



Acredito que a pior frase a ser dita sobre uma relação, é que cada um precisa ter seus segredos. Relação a dois, são duas pessoas compartilhando si mesmas com o outro. Cumplicidade, confiança, intimidade, respeito, tudo faz parte e quanto mais cada item desses é aprofundado, mais sólido o amor entre os dois. Em primeiro lugar, conhecer seu parceiro é essencial, e inclusive é o primeiro estágio de qualquer relacionamento, onde você irá ver os defeitos e qualidades da pessoa, entender as coisas que ela gosta ou não gosta, juntar as peças do quebra cabeça que cada um tem dentro de si.
Consegue ver uma pessoa como um quebra cabeça? Imagine quando você olha pra alguém da primeira vez; ele é um fundo negro e cada pergunta sua, é uma peça que você ganha dela em troca, para montar a personalidade dela dentro de você.


Ta Faltando Peça no Quebra-Cabeça

Com o passar do tempo, quando vocês decidem formar uma relação mais sólida, é importante que você tenha quase todas as peças do "quebra-cabeça" da pessoa amada. Em geral, relações que começam quando ambos são os melhores amigos, tendem a dar mais certo, porque além de ter todos os elementos para que tudo dê certo no final, eles se respeitam mais e se conhecem muito antes de qualquer decisão mais séria que ambos irão tomar quando no futuro decidirem se casar e assumir algo mais sério.

Muitas vezes uma relação mais séria se inicia quando duas pessoas ainda não possuem todas, ou a maior parte das peças do "quebra-cabeça" da outra. E quanto mais o tempo passa, uma das duas insiste em não dar peças chave à outra, de sua personalidade. O que eu quero dizer, é que você acaba não conhecendo quem está do seu lado como deveria. Alguém que não é você, sabe mais sobre seu parceiro ou alguma coisa que você não saiba sobre ele? Existe a possibilidade de "pessoas de fora", amigos dele/dela ou algo assim, saberem mais que você? O quão profundamente você acha que conhece sua mulher?

A resposta de muitos problemas podem estar aqui. Quando falta uma peça no quebra-cabeça do outro, e você faz coisas que não imagina que irá desagradar seu amor, porque você simplesmente não conhece essa pessoa com quem você vive ou namora o suficiente. Quantas vezes vivemos anos com alguém sem realmente conhecê-lo de verdade? Este é o pior caminho e o mais errado. Se duas pessoas insistem em manter segredos, por que acha que isso irá acabar com a magia da relação, está enganado. O Respeito deve ser mantido entre os dois, não importa o quanto vocês se conhecem. Respeito, não tem nada a ver com intimidade.
Até mesmo a vida sexual de duas pessoas pode ser afetada - e vai - de forma negativa, se ambos não desenvolverem um conhecimento mútuo. Conhecer os desejos do parceiro, saber o que ele gosta ou não, trabalhar as vergonhas e se tornar um só ser.

Se aprofunde no assunto em: Diferença entre Relação e Caso

Se você gosta de esconder a verdade ou qualquer coisa que julga insignificante do seu parceiro, saiba que está contribuindo para uma relação fraca e pronta para se desfazer a qualquer momento. Quando alguém descobre algo no futuro, que você achava que deveria esconder pra não perder quem ama, correrá muito mais risco de perder por ter omitido, e essa omissão, será interpretada como mentira. Nunca pense que omitir é a melhor solução. Nunca seja orgulhoso a ponto de esconder seus defeitos, pois pelo contrário, ambos podem trabalhar juntos para que isso seja resolvido da melhor forma e que você mude de verdade.

Mais sobre defeitos em: Desculpa do Eu Sou Assim

Se você não sabe compartilhar, não sabe se relacionar. Procure o significado de casamento e Relacionamento. Procure saber o que é amor, e veja que várias palavras como cumplicidade e confiança são repetidas de várias formas diversas vezes onde quer que você vá.

Esconder algo é não confiar, é omitir, é trabalhar uma mentira numa relação desde o início, é a certeza de colher frutos ruins no futuro. Se você acha que não conhece a pessoa o suficiente pra não contar algo, não está trabalhando a possibilidade de ambos se conhecerem melhor. O melhor caminho para a cumplicidade é a sinceridade. O Respeito deve ser trabalhado ao mesmo tempo, e deve estar em primeiro lugar antes de tudo. Tenha confiança e não tente bancar um herói carregando tudo consigo, nem tende bancar o perfeito escondendo seus defeitos, porque quando a máscara cair no futuro, a cicatriz pode estar tão feia que terá sido tarde demais.