Cansei de Ser o Ombro Amigo

Amigos que não aguentam mais segurar a amizade inteira nas costas e não ter o valor merecido.


Você é daquele tipo de amigo que está sempre lá quando o outro precisa? Você costuma mentir pra salvar a pele do seu amigo e acaba entrando numa fria por causa dele sempre? Você ajuda seu amigo porque realmente entende o sentido verdadeiro da palavra amizade mas acha que ele não sabe muito bem o que isso quer dizer? Depois de se dar mal várias vezes e não ter recebido uma gratidão em troca, você está cansado, e não quer mais bancar o otário servindo de guarda-costas sem um mínimo "obrigado palhaço?".


Amigos de Verdade?

Percebemos com o tempo que uma amizade sólida pode começar a ter buracos quando não existe um "laço" entre os dois amigos. Às vezes apenas um dos dois sabe o verdadeiro conceito de amizade e faz o que puder para não ver o seu colega ao lado passar um aperto, e quando ele pede pra você mentir, ou pra mãe dele, ou pro patrão dele, ou pra namorada, você acaba fazendo, e isso sempre se repete.

Pode ser que você tenha quebrado o galho dele algumas vezes e se dado mal por isso. Mentir sobre uma traição por exemplo, onde você não queria que ele cometesse, mas manteve o bico calado, e depois a esposa soube de tudo fazendo você, ficar com a fama de traidor.

Me faz outro Favor?
Amigos de verdade podem sim, acobertar alguns erros do amigo, caso ele venha a ser muito prejudicado ou que aquilo não se repita novamente. Coisas que acontecem sem querer. Mas o que não pode acontecer, é você achar que é amizade sua, esconder vários erros dele, que irão se repetir e podem prejudicar você também, sendo que você não faria o que ele fez. Por mais que você tenha aconselhado ele pra não fazer, ele nunca te ouve e sempre te faz esconder estes problemas.

Quem errou na verdade foi você! Você é o amigo, mas precisa saber com toda certeza se ele te considera da mesma forma.

Vai ver que ele nem sabe qual o verdadeiro sentido da palavra amizade, e quando você disser  um não pela primeira vez, vai te considerar traidor ou jogar na sua cara que você não era amigo de verdade, ignorando completamente todo o sacrifício que você fez antes por ele.

Todo mundo sabe que amigo de verdade não fica acobertando erros, não finge que está bom só pra agradar, que não diz apenas sim, e que só está lá no tempo de sol. Se ele não for capaz de perceber seus sacrifícios e não entender quando você disser não para o bem dele, é sinal de que ele não era seu amigo.

Então Tchau!

Quando se carrega uma amizade inteira por conta própria, mesmo que o amigo lá valha à pena, chega uma hora em que você se cansa. Você acaba sendo traído, vítima de mentiras, e quando precisa dele, ele não está.

Caso você tenha se cansado dessa situação, é hora de dar um basta!
Você estará fazendo mal a ele e a você, continuando a empurrar a situação, achando que um dia ele vai melhorar. Se não quer perder a amizade, também está fazendo errado em não dizer não, e de não mostrar a ele que se não mudar, vai perder o amigo.

Se afastar do seu amigo para o bem dele (e para o seu), não quer dizer que você não esteja sendo legal de verdade, muito pelo contrário, vai estar provando que não irá sair de seu caminho, pra acompanhar ações dele que você acha que são erradas.

Se o seu amigo só quer saber de te usar e continua caminhando pro buraco, não vá com ele. Mostrar que tem opiniões e valores diferentes também é ajudá-lo. Se você deixar que ele faça o que quiser com você sempre, perderá o respeito, e ele não dará a mínima se você virar as costas. Se isso acontecer, é porque ele não era realmente seu amigo, mas se ele te procurar novamente, é melhor que ele não venha apenas pedir favores, e sim tenha um belo pedido de desculpas nas mãos ou esteja arrependido. Se não, esta amizade não era verdadeira.

As imagens são da Série House (Dr House), onde o Dr. Wilson mostra que é amigo de verdade e às vezes esquece que paciência tem limtes.