Minha Amiga Tem um Namorado, Mas Estou Apaixonado.

[Postagem Resposta: Pode ser lido tanto no feminino quanto masculino]
A resposta ao leitor de hoje é sobre um caso comum em que ele gosta da amiga, porém ela tem namorado. Já abordei antes o tema apaixonado por meu melhor amigo, porém no caso daquele post, seu melhor amigo não era comprometido.
Quando gostamos de uma pessoa em todos os sentidos, a primeira coisa quando ela não sabe, é de contar e perder a amizade.
Acabamos guardando aquilo e nos sufocando, quando na verdade, não é a melhor solução. Quando lidamos com amizade verdadeira, estamos pisando em solo firme, e temos mais segurança ao conversar.
Se essa pessoa é realmente sua amiga, não há o que temer. Porque?

Se Ela é Confidente Você Deve Contar

Caso vocês sejam amigos de verdade, confidentes, é melhor que você conte o que sente. Desabafar e tirar um pouco do peso que você está sentindo vai lhe fazer bem, afinal quando somos amigos, carregar os problemas sozinho - ainda mais quando o outro está envolvido - seria tortura. A diferença é que, ao contrário do outro post, não estaria se insinuando ou competindo, mas sim compartilhando apenas como um amigo, algo que lhe aflige. Confiar a um amigo um segredo, faz parte da amizade, porém qual o sentido de uma amizade se não se pode compartilhar um problema mais complexo?

Deixe claro que não está sendo um concorrente. Nem está se colocando no caminho do namoro que essa pessoa tem. Sua condição é apenas de botar pra fora o que está sentindo, tirando um pouco do peso que carrega.

Mostre que não quer comprometer a amizade muito menos pressioná-la por nada. Que ela perceba que você  faria isso por ela, e que nada mudaria pelo fato de você ter contado o que sente. Teria sido injusto sim, você continuar sentindo tudo isso sozinho, sem poder contar com a única pessoa que contamos quando temos um problema assim não é mesmo? Um amigo.

Se seu amigo não é confidente, então procure outra pessoa para desabafar, indicaria pouca intimidade e vocês poderiam perder a "amizade".

Esteja Lá Quando o Amigo Precisar

Dar apoio nos momentos mais difíceis, sempre é a tarefa do amigo. É o que você continuará fazendo. Da mesma forma que está suportando tudo isso, de certa forma a situação não muda muito, mas você precisa se comprometer com a amizade como sempre fez. Este problema é um segredo seu e dela, assim como ela sempre conta tudo pra você, você também contou tudo pra ela.

Em algum momento ela vai precisar de você, por isso esteja lá quando isso acontecer. Continue sendo neutro em tudo, nos conselhos e na ajuda. Continue sendo você mesmo como sempre foi. Mesmo que você goste do seu amigo e queria que as coisas fossem diferentes, conseguir se manter neutro é uma virtude, e você não deve abandoná-la mesmo que ela tenha medo da situação.

Seja você mesmo sempre, não mude nada. Continue com a mão estendida quando ela precisar e não pense tanto em tudo isso como um problema. Siga dia após dia e deixe as coisas acontecendo normalmente. 

Lembre-se de que uma amizade verdadeira é sempre base de qualquer relação. Ser um amigo de verdade, independente de qualquer situação, dar conselhos difíceis e favoráveis ao namorado por exemplo, é uma qualidade altruísta e sempre será notada. Tudo o que você puder fazer para manter o rumo das coisas, faça. E não se esqueça de ser você mesmo, pois foi assim que essa pessoa se tornou sua amiga.