Sinceridade ou Falta de Educação?

Pessoas que não sabem a diferença entre franqueza e grosseria. E acham que falar o que dá na telha sem se preocupar com a civilidade, é uma virtude


 Você conhece alguém que adora bancar o "sincero", e diz o que quer, ofende as pessoas, e acaba sendo elogiado por outras pessoas, porque costuma justificar isso dizendo que é franco e odeia falsidade? Você sentiu uma pontada no peito agora, sentindo que isso é pra você?

Mentir pra si mesmo?

Costumamos acobertar muitos de nossos erros com desculpas. Procuramos justificar aquilo que fazemos de errado com desculpas esfarrapadas, que muitas vezes nem notamos que são tão esfarrapadas assim. Um mentiroso, costuma se intitular por exemplo "omissor", escondendo coisas dos outros e garantindo assim, uma desculpa para que seu erro seja visto com bons olhos pelos outros mais tarde. O traidor, costuma dizer que tem a "carne fraca", que não resistiu. Assim, as pessoas vão criando máscaras para os próprios erros, para que aquilo não pese na própria consciência mais tarde.

Neste caso, o "barraqueiro", mal educado, costuma dizer que é uma pessoa sincera, franca, que odeia falsidades e gosta de falar tudo na cara. Porém, existe um abismo entre ser mal educado e ser sincero.

O Mal Educado

Ser sincero não é uma característica pra qualquer um. Vamos pegar um exemplo bem simples entre duas pessoas, onde uma delas está com mau hálito. Você estaria ajudando aquela pessoa se precisasse contar a ela sobre o problema, porém é algo realmente difícil de se fazer, porque quando lidamos com os sentimentos dos outros, precisamos ter cautela.

O barraqueiro "sincero", acha que tudo isso é frescura, então ele chega e diz "Nossa, que bafo de onça, você não escova os dentes?" Aquela pessoa pode ter um problema de saúde, que possa tê-la deixado em tal situação, então de cara o comentário do barraqueiro vai ser reprovado e visto como mal educado, grosseiro, e com toda razão.

O problema do mal educado, é que ele não está nem aí para o que o outro está pensando a seu respeito. Ele tem bordões preparados do tipo "sou assim mesmo", "Se não gostar de mim, tem quem goste", "Tem que gostar de mim como sou", "inveja é triste", o que dificulta ele mesmo a se tornar uma pessoa agradável. O barraqueiro não vai fazer nada pra mudar a situação, e ele vai achar que ser mal educado é uma virtude e faz parte de sua personalidade, afinal "eu sou assim" certo? ERRADO!

No post "a desculpa do Eu sou Assim", eu abordei mais à fundo, como podemos e devemos mudar nossos maus hábitos, e insisto que se você acha que tem esse problema (que você não julga problema), que leia o post.

Leia também: A Desculpa do "Eu Sou Assim"


O Sincero

Mas, como ser sincero sem ser mal educado?
Se você pensa que não há como pessoas serem sinceras sem faltar com educação, você está enganado. Dizer a verdade pra alguém, precisa ser feito com cuidado, e podemos usar o respeito e bom senso o tempo todo.

Sinceridade se baseia em respeito. Somos mal educados, quando perdemos esse respeito. Em geral, os relacionamentos terminam e começam a dar em brigas, porque as pessoas perdem o respeito entre elas. Se você tem coragem de dizer pra sua namorada, por exemplo, que ela está com um "bafo de bode", você não tem respeito mais por ela. Salvo, se ela vai levar isso na brincadeira e sorrir de volta. Algumas coisas podem ser ditas entre vocês dois, mas se isso passa a ser dito numa roda de amigos, até os próprios amigos ficarão sem graça por ela, e verão como você é grosseiro de tratá-la dessa forma. O respeito acabou!

Existem várias formas de não ser mal educado com alguém. Se você for mal educado com pessoas de respeito, elas irão reprovar você por dentro e evitar um contato futuro. Esse tipo de reação deixa marcas, e não tem volta.

Onde isso vai parar?

Com o passar dos anos, o destino dos barraqueiros é acabar sozinho. Se ele tem amigos "iguais" a ele, viverão brigando e apunhalando uns aos outros sempre que der.  Algumas pessoas só irão aturar o barraqueiro por interesse, obrigação (como familiares por exemplo), ou no máximo aquela "amizade de boteco", onde só precisam de aturar "um tempinho" em lugares públicos de entretenimento.

Um barraqueiro não tem amizades duradouras e verdadeiras. Logo, pessoas de muito valor que gostavam deles, irão se afastar por algum motivo ou mágoa, já que o mal educado não está nem aí para o que as pessoas sentem, e ainda vão ficar "tristinhos" cheios de auto-piedade quando estiverem solitários, achando que ninguém gosta deles.

Todas aquelas pessoas que você diz que não suporta, são falsas,  metidas a besta, provavelmente são legais e cheios de amigos. Porque será elas se afastaram de você? Você se afastaria de alguém que xinga você, que é grosseiro, que te humilha em público, que fica apontando seus defeitos ao invés de tentar te ajudar ou ir cuidar da sua própria vida? Não mesmo né? Eu, com certeza mantenho distância de pessoas assim.

As pessoas irão se afastar rápido ou lentamente de você barraqueiro, vai depender do pavio delas e de quão disposto elas estarão de te suportar. Mas saiba de uma coisa, ninguém tem sangue de barata para suportar isso pela vida toda.

Só trate os outros da forma que quer ser tratado.