Precisamos Conversar - Como Dialogar

Não basta apenas chamar pra uma conversa quando se tem um problema, você precisa saber que palavras usar e como dialogar.


Quando temos um problema no nosso relacionamento, sabemos que conversar acaba sendo a melhor solução. Porém, em casais onde o respeito está por um fio ou não existe mais, dialogar torna-se uma tarefa difícil ou impossível, transformando o que era pra ser uma solução do problema, em uma briga a mais.


O Nível de Respeito

Quando falamos em diálogo, devemos começar pensando nas palavras que costumamos usar com o nosso par. Se você tem irmãos, pense na forma que conversa ou conversava com eles. A conversa entre dois irmãos, pode nos dar muitas pistas de como você reage diante de um diálogo com seu namorado. E essa forma é errada.

Quando temos intimidade demais, costumamos perder a noção de limite de "até onde podemos ir",  e falar de tudo. Convivemos nossa infância com um irmão, e conhecemos todos os seus defeitos, costumamos não medir palavras e evitar termos educados. Sabemos que o respeito entre você e um irmão, pode ser o mesmo do que com a esposa por exemplo, porque irá depender do tempo em que vocês viveram juntos.

Por um acaso você trata uma pessoa que conhece a um mês, da mesma forma que vai tratá-la depois de alguns anos? É claro que não. Por isso decidi tocar neste ponto para quando você for conversar sobre um problema no seu relacionamento, e saber focar naquilo, sem que a falta de respeito interfira no resultado que você está procurando.

Conduza a Conversa

Como você terá chamado pra uma conversa, precisa estar com o controle da situação, para que consiga falar tudo o que precisa.

O que você deverá manter na cabeça, é a seguinte  palavra: foco.

Quando a pessoa não entende o que você está tentando dizer, acaba fazendo a conversa virar sempre para os outros problemas que não estão resolvidos, com o mesmo bate-boca, sem ninguém deixando o outro falar, e o problema mais uma vez não é solucionado. Aqui vai algumas dicas:


  • Ao começar uma conversa, certifique-se de que não tem nenhuma distração pra quem você vai falar. Um lugar calmo, um quarto, e é claro,  ninguém em volta. Um dos melhores lugares e momento para se fazer isso, pode ser deitado na cama, onde a intimidade é grande, e onde vocês estabelecem um elo maior. Se você é mulher, evite este assunto depois do sexo. Após o sexo, o homem fica com sono e não vai querer saber de conversa.
  • Mantenha sempre a calma: Você é a única pessoa que já está avisada que não pode se alterar. Para manter uma boa conversa, é preciso engolir os insultos e provocações possíveis do dia a dia, para que os dois não terminem gritando ou batendo portas. Se precisar, fique quietinho(a), esperando seu amor dar um espaço pra você voltar ao ponto. Não faça piadas do tipo "posso continuar?", qualquer tipo de sarcasmo ou ironia, soa como provocação, e vai parecer que você quer briga.
  • Mantenha o rumo da conversa sempre: Se ao tocar no assunto, seu amor começar a falar por exemplo, jogando culpa em outra pessoa, ou colocar alguém que não tem nada a ver na história, e quem sabe citar outros problemas que vocês tem, diga que depois vocês irão discutir isso, que agora é preciso resolver o problema em questão. Seja sempre mantendo a calma, repetindo quantas vezes necessário o tema verdadeiro da conversa.
  • Dê soluções: Falar de um problema sem dar soluções nunca resolve. Quando for começar o assunto, esteja com algumas soluções na ponta da língua, como numa reunião, fale de cada uma delas e ouça o que seu amor tem a dizer. Pressione um pouco se possível, para que ele dê outras soluções, ou escolha uma delas para que vocês "trabalhem" juntos numa resposta. ex: se a solução foi "adiar a viagem", falem sobre como seria se a viagem fosse adiada.
  • Assim que uma solução foi aceita, tente não prolongar o assunto. Acate a solução que ambos acharam a melhor possível, e a repita como se estivesse encerrando o assunto: "Então escolhemos adiar a viagem, pronto!" Procure cumprir com o que foi decidido e evite rodeios. 

Na maioria das vezes as soluções irão prejudicar um dos dois, ou vai ferir ambos. Mas nenhuma decisão NÃO tomada, é pior do que isso. Às vezes você precisa acabar com uma amizade, se afastar de alguém, terminar um namoro, e tudo isso acaba não sendo muito aceito, porque ninguém gosta de sofrer certo? Mas lembre-se de que, o que precisa ser feito, tem que ser feito. Mesmo que seja ruim pra você ou pra quem você ama, a melhor solução nem sempre é aquela que queremos ouvir. Nem sempre a felicidade é a voz da razão.

Não fique adiando um problema porque tem medo de sofrer ou medo dele. Manter uma boa conversa muitas vezes é difícil, principalmente quando se conhece a pessoa por muitos anos. Procure entender que a melhor forma de se resolver é assim. Tente seguir as dicas para levar a conversa em um bom nível, e procure não perder a calma em momento algum. Fugir do problema porque não sabe lidar com ele, não faz com que ele se resolva sozinho.