Ter Filhos ou Não?

Casais que decidem ter filhos sem estarem preparados, ou apenas para segurar o casamento. Você está pronto?


Muitas vezes os casais se formam e pensam de maneira diferente. Quem sabe um de vocês decidiu que não quer ter filhos, mas o outro vive insistindo, ou diz que você vai mudar de idéia no futuro. Tem pessoas que não mudam de idéia sobre o assunto e acabam gerando um conflito entre os dois, ou simplesmente resolvem ter um filho, porque existe uma pressão da família e da sociedade pra isso. Você está preparado?


Assunto Urgente

Se vocês vivem juntos a alguns anos, e o assunto fica suspenso entre vocês, mas nunca nada fica decidido,  é melhor parar de adiar. Ter filhos é um assunto que não pode ficar em aberto para o casal, porque pode afetar a vida inteira. Tanto o fato de não tê-los, e culpar o outro porque não quis, ou de tê-los, e não estar pronto pra tal responsabilidade.

Se um de vocês quer ter filhos e o outro não quer, é melhor sentar e decidir de uma vez se isso vai acontecer ou não, e quando. A única coisa que vocês não podem fazer, é esperar. A espera pode fazer com  que o outro mude de idéia, mas também pode fazer com que não mude,  e isso terá feito com que a "idade para se ter filhos" possa passar, e um dos dois ficar culpando pra sempre porque o outro não quis.


Quando Você Não Quer

Se você já decidiu que não quer ter filhos, precisa repensar. É preciso saber se sua decisão foi segura, se sua posição foi forte e bem pensada, ou se não foi apenas do momento, porque você era jovem demais.

É preciso ter certeza que não foi algo decidido temporariamente, porque você não tinha condições financeiras ou porque estava se imaginando com um filho nos braços naquele momento, e sim porque você sabia que ia pensar da mesma forma depois de anos.

Ter filhos é uma decisão importante, então, pense mais uma vez para ter certeza de que é isso mesmo que você decidiu.

Não vá se arrepender no futuro, nem culpar ninguém por isso. Também não mude de idéia só pra satisfazer os outros, ser infeliz e principalmente, fazer seu filho infeliz ou que ele possa se sentir indesejado. Não se trata de um brinquedo.

Em geral, quem decide não ter filhos, costuma ter pensado melhor e muito sobre o assunto, do que alguém que quer ter.

Quando Você Quer

Se ter filhos é algo que você quer, também precisa repensar para ter certeza. Você sabe porque quer ter um filho? Ou quer ter apenas porque todo mundo tem, ou porque acha bonitinho? Também não vale pensar em ter filhos achando que precisa de alguém para cuidar de você na velhice, pois esse é um dos grandes erros dos pais, quando querem um filho pensando neles próprios, e não tendo noção de que um filho é uma vida independente, e da mesma forma que você se casou e foi morar sozinho, seus pais fizeram, e ninguém pode garantir que seus filhos irão ser uns amores que cuidarão de você na velhice. Não há como prever a situação.

Ter filhos envolve problemas, envolve responsabilidade. Ter filhos é abdicar da sua liberdade, da sua vida e situação financeira, para a vida toda, e cuidar de alguém. Você passará de viver a vida a dois, não para uma vida a três, mas para viver pelo filho. Ter filhos é uma tarefa altruísta.

Ter filhos é uma decisão que não há como voltar atrás. Pais que não estão preparados para isso, que não tem uma situação financeira estável, acabam dando péssimas condições para seus filhos, sendo pais ruins, egoístas ou sem nenhuma paciência, porque simplesmente não estavam prontos.

Então, se você quer ou não quer ter filhos, precisa pensar e ter certeza disso. Para não ter arrependimentos no futuro, nem ser um casal injusto. Em todos os casos, jamais pense em ter um filho para segurar o casamento. Ter um filho, é parar de olhar um para o outro, e focar os dois na criança. Se o casamento anda mal, ter um filho só vai retardar uma possível separação futura, e quem sabe traições. Apenas em novelas que uma barriga segura um casamento.