Adolescente - Sou feia e agora?

Jovens que não tem sorte no amor, e acham que pela aparência vão ficar sozinhos pro resto da vida


Você vai pra escola e é sempre motivo de piadas. Por isso, resolveu se sentar bem isolada dos outros na turma. Você inveja as garotas populares, se sente triste porque apenas elas conseguem a atenção dos meninos e outras garotas. Até mesmo as outras meninas não se aproximam muito de você, porque você agora, ficou um pouco fechada. Será que você vai ficar sozinha pra sempre?


Já parou pra pensar se a gente tivesse uma bola de cristal pra ver o futuro e saber o que vai ser da gente daqui a um tempo?

A adolescência é uma fase complicada, porque você deixa de ser criança, e seus pais demoram um pouco pra perceber isso. Pra piorar a situação, você não sabe direito como se cuidar, e de agora em diante, sua mãe não vai mais arrumar seu cabelo, e ficou tudo por sua conta.

A Aparência

Quando somos mais novos, não sabemos muito bem como cuidar de nós mesmos. Com o passar dos anos, mais ou menos quando você tiver uns vinte e poucos, você vai ter "errado" o suficiente com o espelho e roupas, pra saber o que fica bem com você e o que não fica.

Antes de algumas dicas pra melhorar o visual, saiba que você, não é feia/feio.

Conhece a história do patinho feito? Quando ele cresce vira um cisne, e é a pura verdade, porque é exatamente isso o que acontece com a gente. Você simplesmente aprende a se cuidar.

Algumas garotas costumam ter seu desenvolvimento físico completo, um pouco mais tarde. Então enquanto as outras estão lindas, com suas curvas e seios formados, você ainda é aquela "magricela sem graça" certo?
Saiba que isso vai mudar e pra melhor.

As garotas que são lindas agora, costumam ficar piores depois, porque elas acabam envelhecendo mais cedo: os seios caem mais cedo, por volta dos vinte e poucos, quando a tendência é engordar, elas acabam ficando bem acima do peso, enquanto você, ganha um corpo de top model.

Quanto aos gordinhos, acabam aprendendo a cuidar de si mesmo e aprendem a lidar com dietas e auto-estima.

A chave da questão é: Você só vai ficar feio se não se cuidar, e se quiser ok?

Timidez

Se você se acha feia - e a turma inteira também pensa isso - você precisa ficar bem ligada na questão da timidez. Se trancar e evitar falar com os outros, é pior, porque vai atrapalhar quando você ficar mais velha e bonita, porque vai ser uma bonita tímida sem amor próprio.

Tenha mais confiança e tente ser uma pessoa legal, só isso. Não chore nem faça cara feia, nem deixe de puxar assunto só por causa da sua aparência. Isso sim pode ser prejudicial.

Dicas

Aqui vão algumas dicas pra dar uma melhorada no visual, e esconder aquele defeitinho:


  • Moda: Adolescentes mais saidinhos, são muito ligados em moda. Se você quer ser um pouco mais descolado, tente se ligar no que está por aí em termos de moda. Não deixe que seus pais escolham suas roupas, eles acabam investindo em algo infantil ou colorido demais, que não seja mais adequado pra você. Adolescentes também focam muito no básico, como sapato preto, tênis branco, jeans e camisetas estilo baby look para meninas.

  • Cabelo: Aqui um ponto chave. Alguns adolescentes que não ligam pro visual, acabam criando uma imagem própria, meio sem graça, ou sem estilo, porque não se ligam no cabelo. Para garotos, nada de partir o cabelo pro lado - isso é horrível ok? - Tente pentear para trás, ou usar um corte desfiado. Cortar o cabelo em salões também costuma ser muito melhor do que em barbeiros. Você acaba ganhando uma dica ou outra de como cuidar do cabelo. Gel é uma ótima pedida e é bem barato. 
          Para meninas, eu aconselho ter aquele creme para pentear depois do banho. Se você tem cabelo cumprido demais e só anda com ele preso, vai a dica: Corte! O cabelo solto tem um visual mais legal, e com um cabelo mais curto, fica mais fácil e mais barato de cuidar.
          Teste vários produtos no seu cabelo, até achar um que seja o ideal. Gel também é perfeito para o dia a dia, e você não fica com aquela aparência de "bruxinha". Peça dicas no salão, não tenha vergonha de arriscar um visual novo.



  • Geral: para as meninas, vale também aprender a cuidar da própria sobrancelha, tirar aquele caminho onde as duas se encontram, dá uma bela mudada no visual. O importante é se cuidar! 
A beleza pode ser superficial dentro de nós, mas infelizmente o mundo adolescente cobra muito isso, e se você não "empatar" um pouco com o mundo deles, você acaba se frustando. 

Não vou dizer pra vocês não se importarem com a beleza, porque dizer isso é muito fácil, numa época onde é tudo o que interessa. Mas tenha em mente que daqui a alguns anos, você vai aprender a se cuidar e vai saber até onde a beleza é necessária e onde ela começa a ser dispensável. 

Amar a nós mesmos é o primeiro passo. Depois se olhar no espelho e ver tudo o que você pode fazer pra si. Não há nada melhor do que se olhar no espelho e dizer "nada mal". 

Mas ficar parada de braços cruzados ou chorando na cama porque "ninguém gosta de mim", e não arregaçar as mangas e não fazer nada pra mudar isso, não vai adiantar nada.  ;) 

Aguarde em breve outra matéria sobre: Adolescentes autênticos, onde a beleza fica em segundo plano.