Discutir a relação na internet?

Os perigos de discutir o relacionamento via internet


Sabe aquele velho conselho que todo mundo está cansado de saber, que nunca devemos terminar um namoro pelo telefone? Já parou para se perguntar o porque disso? Assim como discutir um problema na relação pelo telefone é ruim, saiba que através de messengers é pior ainda.


O Contato

Os olhares falam. Em termos de comunicação, os olhos são o foco mais expressivo da face. Manter o contato olho no olho, é uma parte muito importante na nossa comunicação. É possível se captar muitas emoções, até mesmo saber que alguém está mentindo, e muitas vezes um olhar vale mais do que mil palavras. Nossa linguagem corporal serve pra ilustrar as palavras, como um complemento de tudo aquilo que estamos falando.

Por isso dizemos que terminar pelo telefone, é uma forma errada de se tratar um assunto sério, porque perdemos todo o contato com a pessoa, e muitas vezes ela pode ser interpretada de forma errada.

Às vezes é impossível que você faça isso sem ser pela internet ou telefone, talvez devido a distância ou algum problema distinto.

Chat

Assim como discutir uma relação pelo telefone é ruim, via internet (chat) é pior ainda. Pelo menos através do telefone (skype etc), ainda podemos perceber o tom de voz, embora todo o contato esteja cortado, mostrando o quão cega é a comunicação entre duas pessoas via internet.

Através de bate-papo, tudo o que temos são nossas palavras, e hoje em dia, pouquíssimas pessoas se expressam bem através delas, e na maioria das vezes pra encurtar um diálogo ou escrever rápido, elas inventam abreviações, ou acabam ignorando algumas regras do português, para tornar tudo mais dinâmico.

Você sabe com certeza, que uma vírgula por exemplo serve para dar uma pausa dentro de uma frase, porém ao esquecer de usá-la em um chat, faz a outra pessoa ignorar automaticamente a única forma de compreender a comunicação entre vocês dois. O que eu quero dizer, é que além de não ter nenhum contato visual, corporal, nem mesmo auditivo com aquele alguém, você escrevendo errado, prejudica ainda mais a compreensão entre vocês.

Discutir via chat é perigoso, porque você não consegue colocar intensidade nas palavras.

Quando lemos um livro, e na frase a personagem diz alguma coisa enquanto está triste, ela vem seguida de uma descrição da cena, observe o exemplo:
- Eu sinto muito, - Diz Paulinha enquanto abaixa a cabeça e cobre os olhos com uma das mãos.

No messenger, você não vai dizer: "Gustavo, eu não quero te magoar - fecho os olhos após teclar enter e enviar esta frase, expressando toda minha tristeza..."

Quem costuma discutir relação por messengers, sabe muito bem do que estou falando, e com certeza já se deparou com inúmeras situações onde a pessoa do outro lado simplesmente entendeu tudo errado o que você quis dizer, e algumas vezes tentar arrumar só piora.

Por isso, evite ao máximo discutir problemas, terminar um relacionamento, ou qualquer outro assunto mais sério via chat.

Caso não se tenha outra opção, faça pelo telefone/ skype/ google talk etc. Ao menos você poderá através da fala, expressar alguns sentimentos e ter uma conversa mais longa no intervalo de tempo em que você digitaria meia dúzia de palavras.

Caso não tenha mesmo outra opção, de forma mais extrema, procure usar uma linguagem mais formal, procurando escrever um pouco mais certo, para que consiga passar a mensagem desejada.

Fica também outra dica que será comentada em outro post, que um português bem escrito no chat, passa uma imagem de alguém mais sério e mais inteligente, além de manter um pouco da moral daquele que escreve, seja até mesmo na paquera. Lembre-se, as pessoas reparam tudo.