Problemas na relação - Apresentando: O Monstro

Qual é o problema que você está enfrentando no relacionamento? Descubra e lide com isso.


Hoje o segundo post da série - desmembrando problemas principais de uma relação, que foram levemente mencionados no post - Relação que não é mais a mesma - Erros irreparáveis,  quem sabe não tão irreparáveis assim. Hoje apresentando: O Monstro


O Monstro


 Onde vocês estiverem, sempre quando vão falar um para o outro, o tom muda, e uma certa agressividade toma conta de vocês, e na grande maioria das vezes, sai algum termo pesado, ou ofensa. Vocês não se falam mais da mesma forma que antes. Vocês se tratam como dois irmãos adolescentes brigões, e o respeito entre os dois já não existe mais. O Monstro, é a quebra do respeito entre os dois.

A raíz do problema

O foco da criação de um monstro na relação, está ligada diretamente com o respeito entre o casal. Talvez, dos problemas mais comuns num relacionamento, eu diria que o mais (quase) impossível de se reverter é este.

Imaginando a situação entre dois irmãos que brigam muito, você apenas conseguiria mudar essa relação, caso ficassem separados por muito tempo. O principal problema, é que os dois precisariam mudar radicalmente, ou nada feito.

Se apenas um de vocês resolver ser mais respeitoso com o outro, nada vai mudar, porque chegaria a um ponto, em que você não suportaria mais a pressão, e voltaria a ser grosso.

Quando apenas uma das pessoas resolve mudar, e o outro não colabora nada pra isso, a dificuldade é muito maior do que "deixar como está". Se você tem o pavio curto, provavelmente vai ceder às brigas, e sua "nova atitude de mudança" vai virar mais um motivo pra brigar.

O que fazer então?

O primeiro  que tentar resgatar o respeito, será herói. A tarefa não é simples, mas vale à pena tentar.

O que precisa ser cortado logo de cara, é a agressividade nas palavras. Acima de tudo isso, é você ter paciência pra ouvir as provocações e não revidar. É uma característica rara nas pessoas, mas talvez se você estiver consciente de que precisa fazer isso, você consiga.

Depois disso, é esperar um momento onde vocês não estiverem brigando. Quem sabe na cama, ou durante a madrugada, que são momentos onde as pessoas estão mais calmas e relaxadas. Mas atenção: não tente acordar seu parceiro pra falar sobre isso de forma alguma. Acordar alguém de um sono, é pedir para ser xingado de graça. Quando acordamos alguém de surpresa, ou que esteja com muito sono, a tendência é da pessoa ser agressiva com você.

Ao conseguir tocar no assunto com a pessoa calma, tente revelar que quer mudar a situação, que pretende salvar o relacionamento, deixando claro o quanto gosta desse alguém, e o que exatamente você pretende fazer.

Recuperar os grandes momentos, o respeito, cortar as agressões nas palavras e tratar quem está do seu lado com o respeito que se trata alguém na rua (inclusive muito mais respeito), é o primeiro passo pra uma relação próspera.

Leia também: Relação que não é mais a mesma