Mulher e Sogra: porque não combinam?

Por mais amigas que elas possam ser, sempre haverá um certo atrito entre mulher e sogra. Saiba porque isso acontece


No início tudo é muito bom. Vocês estão namorando faz pouco tempo, e sua relação com a sogra é a melhor possível. Porém, enquanto o tempo passa, acontecem coisas ali e aqui, que podem colocar o namorado no centro de um conflito indireto. A guerra fria entre namorada/mulher e a mãe do rapaz.



Causa

Para muitos de nossos pais, nós nunca vamos crescer. Eles sempre sentirão a necessidade de proteção, pois assim foi até que você se tornasse adulto.

Esse tipo de relação de proteção, está ligado à infância, e é bem mais forte entre filhos do sexo oposto: pai e filha mulher e mãe com filho homem.

Para a mãe, quando seu filho arruma uma namorada, ela sente uma espécie de "invasão" e uma leve disputa entra no ar. A mãe, nunca vai "deixar" que outra mulher pense que conhece mais seu filho do que ela mesma, e vai tentar mostrar isso pra você o tempo todo.

Sempre comentei da relação de mulher com mulher, que é um ciúme natural que sempre está no ar, e neste caso não é diferente.

No centro do problema

O "objeto" disputado neste caso, é o filho/namorado/marido. Mesmo que você se dê super bem com a sua sogra, ela sempre tentará te ensinar como cuidar dele, e sempre vai tratar a forma que você lida com ele, como amadora.

É bem comum os conflitos se iniciarem, logo que você passa a morar junto com o seu namorado. A vida de recém casado, ou simplesmente a namorada que se muda pra casa do namorado, vai dar início a uma série de mini-conflitos.

Pior que você ter a sua própria casa, ou morar longe da sogra, é você morar com ela. Neste caso, é como se você, como namorada por exemplo, invadisse o território da sogra. Uma espécie de intrusa, mesmo que isso não esteja claro pra sogra em si, quando você começar a dar pitacos nas coisas do seu namorado, ela vai tentar te corrigir, e você vai ter que suportar, por estar na casa dela.

Ciúme natural

Toda situação é natural. Mesmo dentro de sua própria casa, a sua sogra também irá dizer que algumas coisas que você faz é "errado".

Mãe

Como mãe, você precisa entender que a mulher que seu filho escolheu e está com ele, o ama. Ela quer o melhor pra ele, e sempre vai lutar por isso. Ao invés de ter raiva ou entrar em conflito com ela, você precisa pensar que não tem nada melhor do que mais uma pessoa querendo o bem do seu filho, e dando o melhor de si para que ele se sinta bem.

Ele sabe o que faz. Entenda que seu filho cresceu e virou homem.
Agora ele terá que fazer suas escolhas da mesma forma que você fez. Ele irá cometer erros e acertos, não importando mais o quanto você fale. Confie na educação que você deu a ele, e confie na pessoa que ele escolheu, e que o escolheu também. Goste dessa mulher como se fosse sua filha, é o que ele quer.

Se você não quer ter conflitos com o seu filho, então evite se meter na vida dele e de sua namorada/mulher.

Mulher

Evite dar muita bola para as coisas que a sogra falar. Tente entender que ela faz isso por amor ao filho, e não tem a intenção de ferir você. Por mais insulto que isso seja à sua inteligência, procure entender que é normal ela sentir ciúmes, porque no ponto de vista dela, você "roubou" o amor do filho, e é este sentimento com o qual ela tem que lidar.

O "menininho da mamãe" agora é de "outra". Por mais bizarro que isso pareça, é o que está estampado no inconsciente da sogra.

Seja bem vinda a uma gerra fria, que muitas vezes se torna insuportável ou guerra declarada. Agora lembre-se. Quanto menos importância você der pra isso, e quanto mais você trabalhar em construir com ela uma relação de "mãe e filha", melhor será pra ambas.