Relacionamento - Você sabe mesmo namorar?

Como a falta de entendimento sobre o assunto pode dar o fim a um namoro que talvez teria tudo pra dar certo?


Alguns problemas bobos de início de namoro, que podem colocar tudo à perder, e fazer com que algo que nem começou direito esteja fadado ao fim. Tudo gira em torno da forma com que o casal enxerga aquilo. Muita gente se diz "sem paciência para um namoro" e que não leva jeito pra coisa, porque de certa forma ele vive no mundo da "fantasia".


Ilusão do namoro perfeito

A primeira coisa para se abordar no assunto é algo que eu sempre digo o quanto posso, que pra mim é considerado o pior vilão de toda relação: noção do que seja um relacionamento.

Para algumas pessoas aquele começo de namoro onde ambos suspiram e a conexão é perfeita, nunca pode terminar.

Acontece que o relacionamento, assim como um carro por exemplo, precisa de "manutenção", mas no início, todo o sentimento e o próprio corpo, trabalham sozinhos sem necessidade de intervenção de nenhum dos dois. O que eu quero dizer, é que no início do namoro nenhum dos dois precisa fazer força pra melhorar nada, e tudo o que você faz é curtir essa conexão entre os dois e o melhor momento: quando os dois abrem suas mentes um para o outro e começam a se conhecer.

O assunto principal entre os dois é um só: características pessoais onde cada um desvenda e descobre os gostos do outro.

O problema

Acontece que com o passar do tempo, você já conhece tudo sobre a pessoa e aquele momento "auge" começa a diminuir. É aí que você precisa trabalhar com as próprias mãos para que aquela "amostra grátis" do que pode ser o namoro entre vocês, continue durando, porém de forma em que ambos precisarão manter isso.

O que todo mundo desconhece é que é necessário, em qualquer relacionamento, um pouco de cuidado e dedicação, assim como tudo na vida que queremos que seja perfeito: trabalho, projetos, até mesmo jogos, esporte, enfim, se você não se dedica, não tem o melhor.

Vocês ficam sem assunto, não tem mais o que falar pelo telefone, pelo msn, não tem nenhuma atividade em comum, a rotina toma conta, e sabe qual a atitude tomada pelo menos experiente? Terminar tudo ou pedir um tempo.

Existe uma certa falta de paciência em melhorar e trabalhar pela relação, e eu diria ainda mais, que muitas vezes ambos não sabem que precisam dedicar um pouco mais (o tempo todo) pra manter a sintonia e não ter o namoro mantido por "ondas" de euforia e hormônios.

Leia mais:

Rotina no relacionamento