Urgente: Relacionamento virtual x Educação

Saiba onde estão os limites das coisas que você pode falar, e a importância de se educar virtualmente para ser mais agradável


A internet hoje em dia é uma grande porta para todos os tipos de pessoa, e se torna cada vez mais inevitável que ela faça parte do cotidiano de todo mundo. Existe um assunto que sempre me preocupo além dos relacionamentos entre casais no mundo virtual, é a relação do cotidiano entre desconhecidos. Ao contrário do "mundo real", no virtual, algumas pessoas costumam achar que tudo é brincadeira e não medem esforços para desrespeitar o próximo.


Falta de conhecimento

Quando a internet começou a surgir, criaram uma definição cômica de "mundo virtual" e "mundo real", onde as pessoas que não queriam saber do mundo digital, ou tinham aversão a tecnologia, zombava e ignorava este outro lado.

Essa "educação" (ou falta de educação), acabou entrando na internet, já que hoje em dia, mesmo quem não usa muito, tem a necessidade.

Quando começamos a usar a internet, temos a sensação de que podemos falar tudo o que a gente quiser para os outros, da forma que quiser, já que ninguém nos "vê". Essa é uma idéia de liberdade que as pessoas tem no virtual e que não possuem no real.

Você não chega pra ninguém no mundo real, que tem uma opinião diferente da sua e o chama de "idiota" (geralmente coisa pior), mas acha que tem o direito de fazer tal comentário no virtual, porque se esconde atrás da tela.

Com o passar do tempo, quem usa com mais frequência a internet, acaba aprendendo a se comportar como "gente", com educação no mundo virtual também. Alguns apelidos foram criados para pessoas que não tem essa idéia de educação, e que acha que apenas pelo fato dele não poder ser visto, ele pode usar palavrões e ofensas, e sair numa boa. São chamados de Trols.

Ser educado no virtual

A idéia deste post é alertar a todos aqueles que se comportam bem no real, que a internet hoje em dia é composta por empresas sérias, e que no virtual, existem também leis reais (!). Pensar duas vezes antes de ofender alguém é sempre necessário, pois não estamos lidando com animais nem com letras. Por trás de todos os textos que lemos, existem pessoas de verdade que devem ser respeitadas assim como você quer ser também. (Não foram robôs que escreveram os textos).

Podemos discordar sim, e devemos, mas criticar deve ser feito com educação. A mesma educação que nossos pais nos deram para usarmos com os colegas e desconhecidos, deve ser aplicada aqui no virtual também.

Namoro

Em torno de tudo isso, fica aqui mais um alerta para as pessoas que utilizam da internet para discutir problemas no relacionamento, que elas evitem fazer isso, e evitem se expor demais. Mesmo que você tenha toda e vontade de se expor, todas as fotos e o que você falam, não desaparecem.

As palavras rudes que você usa, terá sido direcionada para uma pessoa de carne e osso que vai se sentir mal da mesma forma que se você tivesse dito isso pessoalmente. Então cuidado, a internet é uma extensão de nossa vida real, e devemos levar à sério a educação que temos aqui também.

Leia também:


Namoro Virtual - A forma como escrevemos influi na paquera online?