Quem são os nerds de hoje?

Existe uma nova definição de nerd hoje em dia, e Eles não são mais necessariamente os primeiros da turma.


Na década de oitenta, os Nerds eram principalmente jovens que não tinham muitos amigos na escola e por isso acabavam se afogando em livros. Eles se destacavam dos outros tirando as melhores notas, e sabiam um pouco sobre tudo. Hoje em dia o nerd está mais ligado ao hobby de uma pessoa do que um trabalho, e as coisas que ele faz, podem de certa forma isolar ele de outras pessoas, mas não tanto quanto antigamente. Essa pessoa também não gosta de multidões, porém a internet uniu esse grupo.



Hoje em dia, a informática se tornou  um meio indispensável para o nerd entrar em contato com tudo o que gosta, e eles geralmente não curtem assistir o brasileirão na tv, não gostam de sair pra tomar uma cervejinha, não tem uma turma de amigos pra ficar no boteco até altas horas, não gostam de ir a todos os shows da cidade, e odeiam balada. Todos os tipos de diversão considerados mais 'normais' para as pessoas da nossa sociedade, são em geral aquilo tudo o que eles vão evitar.

Vamos a algumas características de hoje em dia, que definem o novo termo nerd que deixou de ser considerado "vergonha".

Festas

Quem disse que nerd não gosta de ir a festas? Com uma boa organização e a popularização de games, heróis etc, eles se reúnem em grandes eventos onde muitos deles se vestem de personagens que gostam (o chamado cosplay), e ali se divertem com os amigos vendo outras fantasias, falando, trocando, comprando quadrinhos e livros de rpg. Num evento grande, é possível se encontrar de tudo que esteja ligado ao universo nerd.



Amigos numa mesa

Bom, não é isso que você está pensando, pois não se trata de uma "mesa gelada de bar" em alguma esquina popular, e sim uma mesa em um local fechado - muitas vezes a própria casa de um nerd - ou lojas especializadas em vender este conteúdo, eles se encontram com os amigos para jogar rpg. É uma prática comum por muitos deles, onde existe uma aventura fantástica acontecendo como num filme, e a movimentação e atuação é feita como um teatro, como alguém contando uma história, e dados de dezenas de faces rolando.

Apesar de ser uma prática mal vista pelos ignorantes do assunto, o rpg é algo sadio que estimula a atividade intelectual da pessoa (iclusive milhares de adultos), a criatividade, o interesse por outras línguas, aperfeiçoa o português e muitos deles não desenvolvem interesse por álcool e principalmente querem distância das drogas. Muitos pais tem o privilégio de ter seus filhos debaixo dos próprios olhos, jogando rpg na mesa de sua sala.


Cinema

Nerds também saem de casa para outras coisas. Se tiver a estréia de um dos filmes de sua trilogia favorita, com certeza eles estarão lá no primeiro dia e serão os primeiros da fila, pra pegar o melhor lugar nas poltronas. Embora pareçam solitários, você raramente encontrará um nerd indo sozinho ao cinema. Eles sempre estarão com os amigos para depois do filme, comentarem e criticarem os mínimos detalhes.


Video games

Os video-games podem não ser acessórios apenas pra nerd, mas grande parte deles tem algum (se não tem é por falta de condição), e quase a totalidade dos nerds tiveram algum console em sua vida.

Eles passam horas e horas tentando terminar um jogo da melhor forma possível, e são saudosistas, jogando aqueles mais antigos sempre que podem.


Jogos online

Os nerds fazem grande parte dos seus amigos assim. Através dos jogos online (de "grande porte"), como World  Of Warcraf, Lord of The Rings Online, eles irão fazer amigos de várias partes do país - e de outros países - e muitos deles poderão sair do estado para encontrar com estes amigos. Suas amizades costumam ser duradouras como a de um irmão.

Os nerds costumam entrar de cabeça nos jogos online. Eles podem jogar mais de oito horas por dia e levam o jogo à sério.


Idade e gênero

Não pense que nerds são apenas crianças e garotos. Eles estão em todo lugar e uma grande parcela deles tem mais que vinte e cinco anos. O número de mulheres nerds também está aumentando, e hoje em dia é possível ver muitas delas num evento cosplay por exemplo.



TV

Os nerds não gostam muito da TV, a não ser que esteja passando o seriado predileto deles. Desde os desenhos japoneses como Cavaleiros do Zodíaco que para a maioria pode ser visto como mais um desenho para crianças, um nerd não vai admitir isso.

Um nerd não gosta de nada popular. Ele odeia assistir novelas, e acha que não existe nada mais deprimente do que o Domingão do Faustão. Eles preferem seriados da TV fechada como The Big Bang Theory, The IT Crowd, House, True Blood etc...


Fantasia

Os nerds conhecem muito sobre mitologias e grandes termos e criatudas da fantasia.

Eles provavelmente sabem te contar a mitologia da medusa, quem são e de onde vieram os Orcs, o que é um goblin, e qual elemento está relacionado a uma determinada cor de dragão.

Grande parte do termo novo termo nerd  de hoje em dia está diretamente ligado a algum ícone da fantasia.


Relacionamento Nerd

Os nerds em sua grande maioria são fiéis e acreditam em amor verdadeiro. Eles gostam de transferir para a sua vida grandes emoções e valores heróicos, inclusive se tratando de um grande amor.

Muitos adolescentes entram no "mundo nerd" por se sentirem excluídos da sociedade ou porque sofreram agressões psicológicas e físicas na escola (o chamado Bullying- que falarei em outro post). Por isso, eles acabam se apegando demais a tudo aquilo o que tem e acabam dando mais valor.

Eles podem sofrer muito mais com uma separação do que uma pessoa que está fora de seu universo. Eles também são mais tímidos pois tem poucas experiências com relacionamentos.

Um nerd quer viver um grande amor e costuma ser exigente demais também, e isso acaba se tornando um grande defeito, pois ele costuma construir uma barreira invisível afastando muitas pessoas de si.

Leia também:

Sou Exigente Demais - Por Isso Estou Sempre Sozinho