Bullying: Agressão na escola atrapalha a mente do jovem

Como esse tipo de agressão pode afetar de forma pesada a forma do jovem se relacionar no futuro


Muitas pessoas se lembram com saudades da época da escola, principalmente de quanto tinham seus quinze anos, e ficam recordando o período escolar como um dos melhores anos de suas vidas. Nem sempre é assim pra todo mundo. Alguns jovens odiaram este período e NÃO dariam tudo para voltar nesta época.



O que é Bullying afinal? 

É uma palavra em inglês, um termo que existe lá e começou a ser usado aqui no Brasil também sem uma tradução. Algumas pessoas dizem que é moda o tal termo, mas de certa forma é interessante que isso tenha causado alguma polêmica, já que a prática sempre existiu mas ninguém nunca deu bola.

O termo bullying é usado para descrever práticas de violência psicológica ou física intencionais e repetitivas por um indivíduo. Falando mais claramente, aquela pessoa que sofre com apelidos desagradáveis, violência por um grupo de "colegas" na escola e não pode se defender. Todo tipo de ofensa de um aluno por exemplo é uma forma de bullying.

Ah, mas é só brincadeirinha

Não, não é.
A cabeça de um adolescente costuma levar pequenas coisas ao extremo. Ele geralmente está em conflito com sua nova aparência e as mudanças repentinas hormonais e comportamentais. Uma menina precisa aprender a ser mulher, se comportar como mulher e olhar os garotos de forma diferente por exemplo, assim enquanto eles irão começar a expor suas idéias sobre o mundo e debater com os pais constantemente, eles estarão ao mesmo tempo odiando a si próprio.

No meio de todo esse conflito, tudo o que um adolescente quer, é ser aceito na sociedade e ele principalmente quer se MISTURAR. Ele já se acha diferente o suficiente toda vez que se olha no espelho se odiando, tudo o que ele não quer é ser visto como um monstro ou 'o diferente'. E é aí que o bullying entra causando trauma.

Se sentindo horrível

Quem pratica o bullying, geralmente são os adolescentes e crianças cheias de si, que tem uma boa auto-estima e não tem nenhum defeito ou mudança significativa no corpo. Ele geralmente quer se divertir e não se importa em fazer isso zombando das diferenças do amigo. Ele também não está interessado se o colega está odiando, ele simplesmente não para.

A pessoa que sofre o bullying, começa a pensar o tempo todo naquele defeito de forma paranóica. Ao mesmo tempo, essa pessoa começa a se achar a última no mundo, e vai se tornando mais tímida e isolada, à medida em que ela sofre na escola. Se ela tem amigos que sofrem também, ela irá se unir a eles, inclusive serão seus melhores amigos, porém em muitos casos ela pode se tornar sozinha.

Você faz piada com a diferença física de alguém? 

Saiba que você está trabalhando para criar um ser humano que carregará sua imagem de forma negativa para o resto de sua vida. Ele sempre irá se lembrar de você, agressor, e irá te ligar aos piores momentos que já passou na infância, além de poder se tornar tão tímido que terá problemas para conquistar alguém na juventude ou ter problemas com trabalho e para lidar com as pessoas.

Você está brincando com uma coisa que pode achar sem importância, mas está contribuindo para uma juventude traumática do colega. Sua obrigação é perceber que isso é mais sério do que você pensa.

Se você é pai, é melhor que não deixe isso pra lá, o seu filho pode estar atrapalhando alguém ou sofrendo calado por uma coisa que poderá causar alguns traumas na época principal de sua juventude.

Você já sofreu bullying?