A sua melhor amiga te traiu?

Como lidar com a traição daquele que consideramos o nosso melhor amigo?


Tudo corria muito bem, e você costumava confiar nela até mais do que em seus familiares ou namorado.  Era pra ela que você revelava todos os seus segredos mais íntimos, e contava coisas que acontecia com você e seu namorado também, até que um belo dia, seu mundo vem abaixo: sua melhor amiga te traiu com o seu namorado.



O que é amizade?

O conceito de amizade hoje em dia está tão claro, que até em desenhos animados para crianças com menos de dez anos você pode encontrar a resposta.

Sabemos que uma amizade de verdade está sempre de pé quando você mais precisa, e quando a coisa não está boa pro seu lado, sua amiga vai aparecer e vai te dar todo o apoio. Nos momentos piores é que conseguimos saber quem são nossos amigos, além deles sempre estarem compartilhando tudo e o mais importante: não são capazes de nos fazer sofrer.

Nossos irmãos normalmente vão nos proteger dos outros e vão ficar do nosso lado contra algum estranho (eu disse normalmente), assim um amigo é diferente dos colegas, o amigo é praticamente um membro da família que não compartilha nosso sangue.


Coração aberto

No meio de tudo isso nós costumamos botar a mão no fogo por eles. Sentimos muita falta do amigo, porque nele encontramos o irmão que "queremos" e nesse instante, estamos totalmente abertos como somos para nossa família, com uma pequena diferença: ele pode não se sentir da mesma forma e não considerá-lo "da família"

Punhalada

Quando somos traídos por um amigo, apesar de ficarmos desapontados, o fato de vocês não precisarem passar o resto da vida cruzando um com o outro (mesmo que morem juntos agora por exemplo), facilita que você supere a dor. Ao contrário de quando isso é feito por uma irmã por exemplo.

Perdoar ou não?

A primeira coisa é a situação: a amiga está pedindo desculpas? Vocês duas estão constantemente em contato depois do que aconteceu? Ou simplesmente ela acha que não fez nada errado e quer agir como se nada acontecesse?

Se no caso sua amiga "vazou" e deixou de ser amiga, você supera isso fácil, porque na vida vamos encarar muitos traidores e pessoas que não devemos confiar e confiamos, pessoas que só se importam consigo mesmas e que irão fazer de tudo pra que elas vençam sem se importar com quem está em volta de verdade.

Porém existem os casos onde você não poderá negar a presença da pessoa ou até mesmo ter que conviver com ela e o namorado "roubado".

O que fazer?

- Dê um tempo para encarar a situação: não tente resolver nada agora nem mesmo falar com essa pessoa. Talvez você  não amasse tanto assim seu namorado ou talvez ELE seja o problema, e esteja só curtindo com as duas e manipulando a situação. Deixe passar um tempo para que você possa pensar em perdão, desculpas etc. A amizade de vocês não vai voltar agora, por isso, não force.

- Sem auto-piedade: Sua amiga já sabe o que fez de errado, ela sabe muito bem. Você não precisa mais ficar todos os dias lembrando ela da sua dor, pra ela ficar sempre sentindo pena e remorso. Não se faça de vítima por muito tempo, isso faz mal a você e se virar hábito, no futuro você poderá se tornar insuportável e sempre ficar usando os sentimentos e dramas excessivos para prender as pessoas a você. Elas irão fingir piedade e pelas costas estarão cansadas.

- Perdão: se passou o tempo e você não superou, ou é daquelas pessoas que guardam rancor, pode até ser que as coisas voltem, mas não serão como antes. Se você se sente melhor longe da amiga, melhor que continue assim, ela talvez não era mesmo sua amiga, mesmo que você sinta falta dela, tenha certeza absoluta de que não vai levar outro golpe como este antes de reatar.