Homens e mulheres podem ser amigos?

A cultura pode estar influenciando de forma errada o que você pensa

Antigamente os homens trabalhavam e suas mulheres ficavam em casa, e praticamente a única relação entre os dois era romântica, vindo desde quando eles se conheceram e passando pelo namoro.

Com o passar do tempo, as mulheres ocupam cargos iguais e estão por toda a parte compartilhando o dia a dia com eles, colidindo problemas do dia a dia e situações normais inevitáveis.


Normal
E agora o que?

Se você olhar a situação acima, percebe que existem muitos homens e mulheres que vão acabar sendo amigos. Você seja mulher ou homem, deve ter um amigo ou amiga por aí, que não tenha interesses românticos.

A cultura que temos hoje acabou influenciando e bagunçando um pouco sobre a possibilidade de existir amizade entre homem e mulher.

O cinema

O próprio cinema é um dos responsáveis por colocar na cabeça de todo mundo que todo homem e mulher vão acabar em romance.
Quando assistimos a um filme onde tem um homem e uma mulher que são amigos, eles sempre irão acabar tendo um romance, mostrando que "verdadeira amizade entre os dois é impossível". A televisão também faz seu papel dia e noite nas novelas, transformando qualquer amizade em romance.

Social

Você também pode ter notado caso seja homem o seguinte:


Que se encontra uma mulher casada na internet, fica com medo de conversar ou se aproximar dela, até mesmo se afasta porque ela é casada. Ou o objetivo final é ter alguma chance de ficar com ela, ou você tem medo dela achar que você está dando de cima não é?

Se você é mulher e já tem seu par, pode ter percebido que também os homens te evitam de alguma forma, ou se eles se aproximam é porque acham que tem alguma chance de "acabar" com o seu relacionamento.

Você vai encontrar amigos ou amigas, talvez até esteja pensando agora e perceba que realmente tem. Já parou pra pensar que é um pouco confuso a relação entre você e ele/ela?

É que a própria cultura de hoje embaralhou a sua cabeça e você não sabe muito bem como agir diante disso. As pessoas não sabem como se sentir diante do sexo oposto, a menos que eles "saibam" o que a cultura deles tenha definido o que é apropriado pra ele sentir.

A nossa cultura sempre planta a idéia de romance.

A atração sexual


Outro problema no caminho é a própria natureza humana. Um simples abraço de amigo por exemplo, um momento delicado, um problema que você está passando, uma carência, pode desencadear pensamentos sexuais pela simples natureza de homem e mulher estarem abraçados.

Em geral se o homem ou mulher é casado, o marido ou mulher pode plantar a "sementinha" da idéia de romance entre seu amigo ou amiga. Talvez nem você pensou em nada de romance com aquela pessoa que trabalha com você, mas seu par tem ciúme e começa a colocar essa idéia na sua cabeça. Familiares e amigos influenciados pela cultura também podem fazer piadinhas fazendo isso crescer dentro de você, e muitas vezes sua amizade pode ser destruída pela idéia dos outros.

No final das contas, sim, a amizade pode existir, mas é bom ficar bastante atento que a cultura de hoje nos diz que  "homem e mulher = romance", mas isso não quer dizer que é o que você deva pensar.