Primeira vez - é cedo demais?

Saiba se você está preparada para a sua primeira vez

É gigantesco o número de meninas que iniciam sua vida sexual muito cedo. Por volta dos 13 anos, elas já estão  namorando, pensando nisso ou já praticando o sexo.

O problema, é que dessas meninas com 13 anos, a grande maioria está despreparada.


Socialmente

Sexo não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso ter responsabilidade pra isso.

Se tem uma coisa que a maioria faz é querer esconder dos pais e não procurar um médico pra tirar suas dúvidas e se proteger.

Tudo pode ser muito bom, mas uma vida sexual ativa pra mulher, exige uma série de cuidados, como higiene por exemplo, que você precisará manter, além de exames periódicos. Portanto, se você se acha pronta o suficiente pra fazer isso, deve estar pronta também para se cuidar.

Além de fatores como a gravidez, remédios e preservativos, temos os pais. Quando somos jovens, queremos ir contra tudo o que eles dizem, e achamos que eles estão sempre errados ou caretas.

Meninas, não escondam da sua mãe. Façam dela a sua melhor amiga, uma aliada. Ela mais que ninguém poderá te dar algum apoio e te compreender. Tomar remédios escondidos dela e sem a ajuda de um médico é furada. O seu médico irá ver qual é o ideal pra você.

Fisicamente

O corpo da mulher se desenvolve até mais ou menos os dezoito anos. Isso quer dizer que antes, ele ainda está em formação e não tomou a forma completa.

Se você vai começar a vida sexual, vai precisar de métodos contraceptivos, e o anticoncepcional é um dos mais seguros.

Anticoncepcionais possuem alguns efeitos colaterais como todo medicamento, e quanto mais cedo começar a usar, pior. Outra coisa é que eles são compostos de hormônios, e com seu corpo em formação, é sempre melhor começar um pouco mais tarde.

Ficar sem os anticoncepcionais e só confiar na camisinha? Não acho que seja o ideal.

Mentalmente

Quando estamos apaixonadas, fazemos tudo pelo nosso namorado.

Cuidado com a pressão. Os garotos não precisam dessa cerimônia toda para o sexo. Eles não ficam grávidos, eles não precisam tomar remédios, eles não precisam se preparar, eles não menstruam, eles não precisam enfrentar os pais e tudo mais.

Pra eles a questão é muito mais simples do que parece.

Com 13 anos, você acabou de sair da infância. Por mais que pense que sabe o que está fazendo, daqui pra frente é só atitudes + consequências + arrependimentos, até por volta dos 20 anos.

Eu poderia chutar que 80% das meninas que estão agora com 13 anos e com um namorado, não ficarão com eles por muito tempo e eles não serão seu parceiro definitivo.

Tenha certeza ABSOLUTA do que você está fazendo, e tenha apoio também da sua mãe. Ela já passou por isso um dia. É muito legal você perguntar sobre a primeira vez dela, sobre como ela pensava naquela época, fazer dela a sua amiga, e procurar amigas mais velhas pra falar sobre isso também.

O que não vale é ficar escondendo isso, não tomar os remédios porque a mãe pode descobrir, fazer por pressão do namorado, ou só porque "quer".

Você nunca vai se arrepender por ter esperado mais um pouco antes de fazer isso. Quando a hora certa chegar, você vai saber, não vai precisar tirar dúvidas em lugar algum, pois já vai estar segura.

Leia também