Ele não presta a atenção quando falo - será?

A comunicação entre homem e mulher: você fala e ele escuta?

A especialista em comunicação entre homens e mulheres Deborah Tannen, disse que as mulheres costumam reclamar que seus parceiros não conversam com elas.

Em seu livro Divorce Talk, ela afirma que a maioria das mulheres são quem alegam numa separação, o motivo de falta de conversa, contra pouquíssimos homens.



Existe um pequeno problema aí, que é o mecanismo de conversa entre homens e mulheres funcionando errado.

Uma observação foi feita da forma que homens e mulheres conversam (desde criança):

Meninos tendem a se comunicar com outros olhando para outros lugares do recinto, periodicamente mantendo contato visual um com o outro, já as meninas, em todas as idades se olhavam de forma direta, com a atenção no rosto da outra enquanto conversavam. As mulheres interpretam como indiferença, hostilidade e amargura, quando alguém vira o rosto durante uma conversa. 

Outra coisa interessante, é que mulheres ao conversar, costumam fazer ruídos como "hum, "ahã", "sim", enquanto escutam, demonstrando estarem "sintonizadas" na conversa, enquanto os homens emitem muito menos desses ruídos ou nenhum. Este silêncio é interpretado pelas mulheres como sinal de que eles não estão dando a mínima para o que elas estão falando.

Sabe quando você vai falar com o seu namorado e ele mesmo jogando videogame, assistindo tv, lendo jornal, usando o computador, diz "estou te ouvindo, pode falar", mas não olha pra você? Pois é, pode ser quase certo de que realmente ele está mesmo te dando atenção.

Você já passou por isso? Seu namorado olhando pra outro lugar ou de olhos fechados enquanto você fala?

E você homem, está realmente ouvindo quando ela fala, mesmo sem manter um contato visual?
imagem-getty