Um bicho preso dentro da própria casa

Eu sou uma adolescente como qualquer outra. Tenho o desejo de me divertir, e sair com os amigos. O problema, é que não posso fazer nada disso. Pra minha mãe isso é errado, e eu passo a maior parte do tempo presa em casa. Não posso receber visitas, não posso ir pra as festas. Pareço um bicho presa dentro da sua própria casa.

Vejo todas minhas colegas de escola, saindo, se divertindo e me dá uma inveja de fazer tudo isso. Tenho 18 anos e minha mãe me trata como uma criancinha, me priva de fazer qualquer coisa por mínima que seja.



Me sinto infeliz,mais o que posso fazer? dediquei minha adolescência quase toda pra ela depois que meu pai morreu. Me sinto só, completamente só.
Amanda


Amanda, seu problema é muito comum, como você pode ver aqui no blog. Acontece que com a sua idade, já dá pra conquistar isso mais fácil, e pra isso você pode tentar arranjar um trabalho leve qualquer, meio expediente etc...


Independência gera segurança automaticamente e responsabilidade. É bem mais difícil que sua mãe negue que você arranje um trabalho. 


Outra coisa, é que no seu caso em específico, existiu a perda do seu pai, o que pode estar fazendo sua mãe ter um certo medo de te perder, um comportamento superprotetor. 


Acredite em uma coisa: a maioria das suas amigas também sofrem com os pais prendendo em casa, e acaba sendo uma ilusão de que elas estão saindo sempre. Todo adolescente, principalmente as meninas, precisam travar uma guerra dentro de casa para poder sair, e quem mais impede na maioria das vezes costuma ser o pai.


Não se esqueça de sempre tocar neste assunto com ela, mas nunca termine a conversa brigando, pois, isso é um sinal de falta de maturidade. Toda vez que ouvir um não, deixe a conversa esfriar e tende outro dia. Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.


Liberdade E confiança, a gente conquista assim, dia após dia, pouco a pouco.

imagem-getty