Sabe falar, não sabe ouvir


É possível que você conheça alguém assim. Você quer mostrar seus argumentos, quer mostrar que a pessoa está errada ou seu ponto de vista, quer solucionar um problema, acabar com uma briga, mas A PESSOA NÃO DEIXA!

O grande problema com pessoas que atropelam a sua fala, pode estar relacionado ao fato de que elas não querem ouvir o que você têm a dizer - por não aceitarem, - ou simplesmente por não saberem COMO ouvir.

Existe uma diferença entre escutar e ouvir. Ouvir o que  uma pessoa tem a dizer, não é simplesmente absorver o que elas estão dizendo no sentido de entendimento. Para se ouvir alguém, é necessário prestar a atenção no que está sendo dito, DAR atenção, sentir aquilo e perceber aquilo. Mentalmente imaginar ou se colocar no lugar da pessoa, faz parte de ouvir.

Pessoas que não sabem ouvir, irão apenas entender o significado o que você diz, da sua frase, e responder de volta, talvez antes mesmo que você consiga terminar o que queria dizer.

Elas tendem a aumentar o tom de voz conforme você tenta prosseguir com o que fala, afim de você se calar.

Algumas pessoas num relacionamento, não conseguem dialogar sem brigas, porque uma das pessoas (ou as duas) não sabem ouvir.

Para que uma conversa flua bem você precisa:
  • Esperar a vez do outro pra falar. Mesmo que o que você tenha a dizer seja longo, faça pausas para que a pessoa também opine.
  • Guarde mentalmente os tópicos a serem ditos e fale quando convier.
  • Nem sempre o que você PRECISA falar vai caber no assunto. Aprenda a deixar pra lá o que você queria dizer, se a conversa mudou o rumo.



Como fazer pra ser ouvido?

Uma das táticas mais usadas para se conseguir a atenção de alguém que fala alto demais e atropela a sua voz, é continuar falando em baixo tom.

Continue expondo o seu ponto, só que ao invés de aumentar ainda mais a sua voz, faça o contrário, fale baixo. O ouvinte vai precisar baixar sua voz ou ficar calado para que ele consiga te ouvir, e o fato de você estar falando e não ouvindo, faz com que as palavras dele sejam "inúteis" porque você não está dando atenção suficiente.


  • Diminua a sua voz para que a pessoa passe a te ouvir
  • Fique em silêncio ou saia de perto
  • Repita algumas vezes o "Posso falar?" Para que a pessoa note que ela está sendo inconveniente. 
Infelizmente algumas pessoas não irão se calar, nunca vão ouvir, nunca vão se mancar. Isso também faz parte do RESPEITO e educação, são regras básicas. Estas pessoas sempre querem ser o centro das atenções, e nunca irão admitir erros. Se algumas pessoas nunca mudam os hábitos, é bom deixar que a própria vida mostre a elas como se faz, infelizmente do pior jeito possível. 
imagem-getty