Como reconhecer um tímido? Olhe em seus olhos.

Uma das características principais de uma pessoa tímida é a auto-estima baixa. Com isso, é normal que ela se sinta inferior a outras pessoas que estão perto dela.

"Aos tímidos e aos indecisos, tudo se torna impossível, porque assim lhes parece."

Na cabeça do tímido, mesmo que ele goste de você, ele vai achar que não tem chance nenhuma. Pra ele tudo é impossível, então ele acaba mostrando sua submissão ao quase nunca encarar alguém nos olhos.


Olhos nos olhos é uma importante ferramenta de imposição, coragem, desafio ou firmeza, que o tímido passa a desconhecer toda vez que é enfrentado por alguém que o encara.

O medo constante faz parte do tímido. 
Olhar para o chão afim de evitar olhos nos olhos.
Se você está conversando com alguém que evita olhar nos seus olhos, é porque a situação está incomodando-a. Ela vai desviar seu olhar pra outro objeto qualquer, ou vai começar a fazer alguma coisa com as  mãos, na qual "precisa" dar atenção enquanto conversa. Assim, ela consegue dialogar de forma confortável disfarçando o medo.

Vemos a famosa cena nos cinemas, onde a pessoa levanta o queixo da outra para encarar nos olhos. Geralmente ela está introduzida a um personagem que está envergonhado por qualquer coisa, seja timidez ou culpa.

O tímido sente "culpa" por se achar feio. Você vai precisar detectar a falta de contato ocular e batalhar rumo ao seu coração.

Quando o tímido se sentir à vontade com você, ele deixará de ter medo, mas para isso, pode ser preciso que você force uma certa atitude de contato físico que NUNCA vai acontecer se depender dele. O tímido precisa de alguém com coragem para quebrar o muro que ele constrói em torno dele, e pode ter certeza que ele odeia tal muro, e sonha para que alguém o despedace.