Friend Zone

"... não quero perder sua amizade, ela é muito importante pra mim. Podemos ser só amigos?"
O termo Friend Zone é usado para definir quando apenas uma das pessoas tem interesse romântico e a outra não. É uma relação platônica numa amizade estreita, onde o apaixonado irá representar muito bem o papel de namorado, só que sem os benefícios físicos da coisa.

É importante também deixar clado que ser deixado na "Zona de Amizade" não é exclusividade masculina, já que uma das características que definem a situação, é a ausência ou privação (no caso de uma terceira pessoa) do desejo sexual entre os dois. Mas pelo fato de que os homens é que costumam dar o primeiro passo para se aproximarem das mulheres que desejam, eles caem mais facilmente, e são mais difíceis de escapar da situação.

Existem várias situações que podemos definir que a pessoa está na Friend Zone que veremos a seguir.


  •  A mulher não sente desejo sexual pelo homem em questão. Não consegue sentir nenhuma atração física, mas nada a ponto de impedir a amizade.
  • A mulher não consegue absorver a linguagem corporal do homem e intenções sexuais que são insuficientes para despertar o desejo nela, apenas enxergando-o como um grande, super amigo. 
  • Repulsa sexual, onde a mulher não consegue sentir a química por mais que ela tente, porém se abre completamente para a amizade, tentando suprir aquilo que falta ou buscar o desejo de forma errada.
  • O homem não acha a mulher bonita o suficiente pra ele ou seja, ela não é vista por ele como mulher (talvez até mesmo por ser irmã de um amigo ou qualquer situação que ele a veja mais como irmã)

O perigo de aceitar apenas a amizade, é que você irá suprir seu cérebro com a presença da pessoa amada o tempo todo, e a pior parte disso tudo, é que você eventualmente irá prestar serviços e ajuda para a mulher que ama, assim como qualquer apaixonado é capaz de qualquer coisa para agradar quem ama. 

"Como amigo, você se torna o namorado oficial, mas sem o contato físico. Se sente incompleto e usado."

As vítimas da Friend Zone costumam se descrever como estando em uma situação desesperadora, um deserto, um buraco, uma metade. Algumas declarações em matérias, costumam descrever a situação como uma das piores em termos de sofrimento amoroso.

E agora?

Apesar de tudo, uma pesquisa da match.com afirma que 71% das pessoas que responderam, acreditam que sim, elas são capazes de se apaixonar por um amigo. 

Alguns conselheiros de relacionamento dão dicas para os homens insistindo para que eles apostem no toque, principalmente nos primeiros encontros. 

Em geral todos concordam que os cotovelos e ombros devem ser tocados com uma certa frequência, pois isso aumenta a tensão sexual.
Talvez os tão aclamados "caras que não estão nem aí" e que elas sintam tanto desejo por eles, sem querer, as tocam demais nos lugares certos.

"Tocar casualmente e de forma não-intrusiva, pode estabelecer um vínculo de confiança para que você se sinta confortável - e ela diminua a linha defensiva - e assim ela se sinta à vontade, instigada e confortável à medida em que você aumenta a intimidade."

Outra dica importante é que você seja um pouco "perigoso", no que diz respeito de ultrapassar um pouquinho a linha de limite que ela impõe. 
Uma mulher relatou à respeito de um assunto em um jornal americano, que colocou seu pretendente na Friend Zone, porque sentiu falta dele "ultrapassar um pouco os limites", dele se arriscar mais, que ela precisava de excitação." 

Se você está na Friend Zone, você não tem nada a perder. Você deve arriscar mais. As mulheres sempre colocam certos limites que, acredite, elas querem que eles sejam ultrapassados. Elas querem ser abraçadas, elas querem que você coloque sua mão na cintura delas, uma mulher quer que você de forma repentina desavisada, de vez enquando ultrapasse os limites iniciais mesmo que por alguns segundos, provocando novas sensações além do carinho e compreensão, e com isso, fazendo com que esta mulher se deite em sua  cama à noite pensando naquele 1 segundo  de toque excitante que passa a confundir sua mente.

Zona de Conflito

Existe uma sensível diferença entre Friend Zone e Zona de Conflito. A segunda, se refere ao fato de que uma das pessoas é casada/compromissada e a outra não. O fato de haver uma terceira pessoa, adiciona um fator a mais de complicação ao assunto, onde o problema não fica apenas no fato de que ela sente ou não desejo sexual (muitas vezes sente), mas precisa retê-lo por não querer ou não poder se envolver em outra relação. A solução normalmente apresentada para começar a resolver o problema, é a conversa com as partes envolvidas. Outra coisa, é que a solução de "com quem devo ficar", acaba não pertencendo a quem está na Friend Zone, que acaba ficando na "fila de espera" lutando contra um sentimento incontrolável.

No caso de Zona de Conflito, entram fatores como merecimento (quem merece mais?), lutar ou não pela pessoa amada, egoísmo e altruísmo, e amor próprio.

Você está na Friend Zone? Já ficou na Friend Zone? Como fez para sair? Existem muitas pessoas, homens e mulheres na situação, e acredito que muita gente já passou por isso (principalmente quando se é muito novo). Eu mesma já passei pela situação. Por isso vamos tentar ajudar quem se encontra neste labirinto muito difícil de sair, onde mesmo que se saiba da saída, você fica, um tanto extasiado porque existe algo bom ali. 

Conto com a colaboração de vocês. 

 imagens-getty