Educação e o seu e-mail na internet

Sabemos que uma das primeiras coisas que aprendemos a fazer na internet é criar um endereço de e-mail. O e-mail é o seu endereço, pra onde pessoas e empresas poderão enviar correspondências, mensagens, fotos, promoções, notícias, entre outros. Através dele, você também poderá se conectar em sites como login.


O nome que você escolheu interessa?

É muito importante você escolher bem o endereço do e-mail na criação. Muitos adolescentes acabam se envergonhando no futuro, quando se tornam adultos e o endereço ainda é algo pueril.

No futuro, você poderá precisar passar o endereço em consultórios médicos, entrevistas de emprego, qualquer outro tipo de coisa mais séria, que exigiria no mínimo um bom senso para que você não passe vergonha. Talvez você tenha que criar outro endereço só por causa do nome que escolheu, nem sempre você quer isso.

Outro problema, é deixar que a escolha seja padrão cheia de números que você provavelmente vai se esquecer.

Evite fazer coisas assim pra um e-mail principal:

juju394443@blabla.com
darkdomal@blabla.com
maníacolouco@blabla.com
delicinhaloira@blabla.com



Procure criar um endereço com alguma coisa relativa ao seu nome, iniciais variadas, palavras não ofensivas, algo fácil de pronunciar também, caso precise passá-lo no dia a dia.

paulotcmatos@blabla.com
nabreuss@blabla.com
martastar@blabla.com
Alinenine@blabla.com

Fáceis de lembrar, um pouco mais profissionais, fáceis de se pronunciar e reconhecer a pessoa.

Evite deixar seu e-mail exposto em comentários de blog, recadinhos públicos e redes sociais.

Pra quem não sabe, existe a prática de spam, onde algumas empresas mal intencionadas por exemplo, pegam endereços e enviam propagandas, ofertas, dia após dia, conteúdo  este que você não se interessa em receber sem sua autorização.
Sem mencionar que e-mails expostos ficam sujeitos a receberem phishing, uma fraude eletrônica que pode vir por e-mail com ofertas mentirosas, prêmios falsos, pedidos de mudanças de senha se fazendo passar por empresas verdadeiras, que podem roubar seus dados simplesmente ao clicar em links duvidosos.

Correntes de e-mail são deselegantes

Evite passar correntes de e-mail. Uma pessoa mais educada na internet, costuma ignorar e abominar esse tipo de prática, que costuma disseminar mitos, informações falsas, qualquer tipo de mentira, fazendo você acreditar e ainda passar para frente. Não envie para outras pessoas tais correntes de e-mail. Qualquer tipo de e-mail pedindo pra você encaminhar para outro, que não seja do interesse dela, sem autorização.

Cartões brilhantes com mensagens e flores, costumam vir com vírus. Evite clicar em qualquer coisa que não saiba de onde vem a fonte ou de pessoas desconhecidas.

Lembre-se que para qualquer mensagem que você recebeu que seja indesejável, existe a opção marcar como spam  em todos os serviços de e-mail, desta forma, não receberá mais nada deste endereço (indo diretamente para a caixa de spam).

Um dos motivos principais pra eu ter feito um post sobre e-mails, é que além das dicas, que as pessoas tenham mais cuidados ao passar informações pessoais na internet. E-mail pode ser como seu número de celular: evite publicá-lo em qualquer lugar onde qualquer um tenha acesso e possa fazer mau uso. Seja cuidadoso.