O amor NÃO existe.

Poetas e compositores ao longo dos anos, gastam suas palavras e rimas tentando definir o que é amor. Se alguma palavra tem mais significados que qualquer uma, esta é a palavra amor. O significado da palavra amor, acaba variando inclusive em outros países. O amor é um sentimento, dizem por aí, mas será que isso é verdade?


Podemos definir com certeza o que é ódio. Já sentimos ciúmes e sabemos como é inveja também. A paixão, todos nós sentimos quando queremos alguém, sabemos definir o que é respeito, amizade, compaixão, e assim, vamos criando definições e discutindo diversos sentimentos e comportamentos existentes no ser humano. Nenhum deles é tão complicado quanto o tal "amor". Mas será que este sentimento existe mesmo?

Antes de falar na definição da nossa cultura aqui em específico sobre o amor, podemos pegar um exemplo claro do amor na cultura norte-americana. Nos filmes de Hollywood, vemos que pra eles, amor é simplesmente o que sentimos quando estamos apaixonados. Dizer "eu te amei", é se referir ao sentimento de paixão que passou. Lá, o termo que define "eu estou apaixonado", é "I'm in love", mais ou menos como "estou amando", e "I love you" (eu amo você), é dito assim que alguém percebe que está apaixonado.

Amor é uma uma palavra inventada, que pode em diferentes culturas, ter significados diferentes. É um conjunto de sentimentos colocados em uma só palavra, que geralmente são praticados, quando temos um convívio maior com outras pessoas, um grau de intimidade que envolve coisas boas.

Falamos de amor paterno, materno, amor entre irmãos, amigos, amantes, e com uma leve pesquisa, você encontrará definições de amor que podem incluir afeto no sentido de amizade, ou incluindo conotações sexuais: conquista, desejo, atração, afeição, compaixão, bem querer, enfim, um vínculo emocional é a principal chave envolvida.

Aqui mesmo no blog, já fiz um post dando uma definição para o amor.





Esta definição, envolve a minha visão em relação ao mundo, baseado na minha cultura e informações, sobre a diferença entre amor e paixão. Da mesma forma que compositores e poetas tentam definir em seus textos o que é amor, você também tem a sua visão. Mas se eu te perguntar, o que é amor?

O que é o amor?

Aposto que você demorou alguns segundos buscando informações e tentando formular alguma coisa. Você começou a juntar ideias e reunir outros sentimentos já existentes para englobar o que é o amor.

O sentimento amor em si não existe, ele é uma caixa cheia de outros sentimentos bons, e quais sentimentos estão inclusos nesta caixa, variam muito de pessoa para pessoa.

Então novamente amor não é um sentimento. O sentimento de amor não existe. O que existem são vários sentimentos que temos por uma pessoa, e resolvemos agrupá-los em uma só palavra, pra ficar mais fácil de nos expressar. Sem a palavra amor, haveria uma certa confusão na hora de passar a mensagem do que estamos sentindo a outra pessoa. Os sentimentos são confusos, definir o que sentimos, é mais confuso ainda.

Ainda sim, com a palavra amor tentando facilitar nossas vidas, vemos que ela pode ter o significado do simplesmente de paixão, em outros lugares.